sábado, 16 de junho de 2012

Poema 20 - Neruda


Por Vezes nos faltam palavras, e hoje queria poder dizer algo...Por isso faço das palavras desse grande escritor as minhas. 

 Espero que apreciem a leitura.

 

 

POEMA 20

Pablo Neruda

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada

..

Posso escrever os versos mais tristes esta noite 
Escrever por exemplo: 
A noite está fria e tiritam, azuis, os astros à distância 
Gira o vento da noite pelo céu e canta 
Posso escrever os versos mais tristes esta noite 
Eu a quiz e por vezes ela também me quiz 
Em noites como esta, apertei-a em meus braços 
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito 
Ela me quiz e as vezes eu também a queria 
Como não ter amado seus grandes olhos fixos ? 
Posso escrever os versos mais lindos esta noite 
Pensar que não a tenho 
Sentir que já a perdi 
Ouvir a noite imensa mais profunda sem ela 
E cai o verso na alma como orvalho no trigo 
Que importa se não pode o meu amor guardá-la ? 
A noite está estrelada e ela não está comigo 
Isso é tudo 
A distância alguém canta. A distância 
Minha alma se exaspera por havê-la perdido 
Para tê-la mais perto meu olhar a procura 
Meu coração procura-a, ela não está comigo 
A mesma noite faz brancas as mesmas árvores 
Já não somos os mesmos que antes havíamos sido 
Já não a quero, é certo 
Porém quanto a queria ! 
A minha voz no vento ia tocar-lhe o ouvido 
De outro. será de outro 
Como antes de meus beijos 
Sua voz, seu corpo claro, seus olhos infinitos 
Já não a quero, é certo, 
Porém talvez a queira 
Ah ! é tão curto o amor, tão demorado o olvido 
Porque em noites como esta 
Eu a apertei em meus braços, 
Minha alma se exaspera por havê-la perdido 
Mesmo que seja a última esta dor que me causa 
E estes versos os últimos que eu lhe tenha escrito. 
(Pablo Neruda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário